A recolha e o estudo dos cantares polifónicos a capella, muito praticados e arreigados nesta região pelas pessoas do campo, proprietários e jornaleiros, mereceu desde sempre a atenção deste grupo, tendo o mesmo já editado uma cassete e o disco «Cantemos o S. João» com vários tipos e especímenes.
Por força das suas intervenções continuadas em múltiplas situações de solicitação e contrato, privilegiando sempre as ligadas aos fins da educação e do convívio, mas também em romarias, festivais e espectáculos específicos, esta Associação tem vindo a alargar os seus objectivos de pesquisa e de retoma, assumindo também, sem hesitações, os caminhos da criação. A variedade de formação académica dos seus elementos e a variedade de relacionamento dos mesmos com as esferas da produção e do consumo constituem-se como recursos expressivos e documentais.
Os seus trabalhos de animação inspiram-se, musical e culturalmente, nas vivências urbanas e rurais de festejos e de trabalhos, quer vividos pelos seus elementos, quer referenciados em documentos específicos, sempre com abertura à novidade dos sinais dos tempos, em termos de leitura e interpretação das fontes herdadas e em termos da compreensão e do estudo dos fenómenos da globalização contemporânea.
A Direcção da
Associação Cultural e Festiva «Os Sinos da Sé»
Escola EB 2/3 Dr. Francisco Sanches, Rua D. Pedro V, nº 1
4710-374 Braga
Já vi este grupo a actuar e gostei muito
ResponderEliminarParabéns !!
Está muito bem, vou colaborar. José Machado
ResponderEliminar