domingo, 6 de abril de 2014

Nova exposição: METADE DE NÓS

Vamos organizar nova exposição de trajes, no centro da cidade, durante os meses de Junho e Julho. 
Desta vez vamos concentrar-nos em duas peças, camisas de homem e coletes de mulher. 
O conceito embraiador da exposição será «metade de nós», ou seja, uma representação de incompletude, para que, vendo a estética de uma parte se pense melhor na parte que falta, contrariando assim a ideia fácil de que um só possa ser o todo e de que tudo esteja em um só.


A ideia será desenvolvida com mais detalhes no interior do grupo. Aqui fica o chamariz e a primeira motivação. O local será indicado e o programa de animação construir-se-á em função dos compromissos que se vão assumir. Creio que não nos vamos enfastiar e que daremos o tempo por bem vivido.


O recheio da exposição será constituído por 12 camisas de homem e 12 coletes de mulher; serão escolhidas peças cujo investimento estético consistiu em retomar a tradição com acrescento de motivos ou de processos de execução. Será exposto um modo de trajar completo, feminino, em memória da Cecília de Melo, trajar esse que poderá mudar ao longo da exposição. Outros objectos, que não trajes, poderão ser expostos com uma função simbólica de apoio.  
(Texto e imagens da responsabilidade de José Machado)

Sem comentários:

Enviar um comentário