domingo, 13 de maio de 2012

12 de Maio em Monção

O convite feito pela Universidade do Minho / Casa Museu de Monção através do senhor professor Doutor Viriato Capela, contando com a representação da Reitoria da Universidade do Minho e do senhor Presidente da Câmara Municipal de Monção, para além de professores investigadores galegos e portugueses, dizia para estarmos presentes nas cerimónias de Homenagem a Portugueses mortos pelo Franquismo na Galiza durante a Guerra Civil de Espanha (1936 a 1939).

A actuação do grupo cultural "Os Sinos da Sé" era o último ponto do programa: começou às 18:00 e terminou às 19:15. Foi nos jardins da Casa Museu.

 uma varanda de público





Deixamos aqui as fotos em formato de fitas.
Cantámos e dançámos como não podia deixar de ser e percorremos um pouco da história de Portugal e de Espanha, entre os anos de 1930 a 1960 interpretando, claro está, músicas que no tempo foram vividas como conteúdos da polémica guerra civil, umas de cariz revolucionário, outras de cariz religioso, umas praticadas no campo da batalha, outras criadas mais tarde por influência directa dos acontecimentos vividos e das esperanças neles investidas, como foi o caso do poeta José Gomes Ferreira e do compositor Lopes Graça. Cantámos também «achégate a mim maruxa» e o «hino galego».

1 comentário:

  1. Maravilhoso... e eu com orgulho e prazer posso dizer:estava lá.

    ResponderEliminar

A publicação dos comentários está sujeita a aprovação pelos administradores do blogue.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.