sábado, dia 4 de maio de 2013, missa na igreja de São Sebastião em homenagem à incorporação militar de 1965 que iria participar na guerra do ultramar na Guiné.
No final da Eucaristia cantámos esta "Senhora da mensagem"
A Associação Cultural e Festiva "Os Sinos da Sé", assumiu a história do Grupo Folclórico de Professores de Braga, fundado no ano lectivo de 1978/79 na Escola Francisco Sanches, com a finalidade de desenvolver unidades de estudo e recreio no âmbito das manifestações musicais e coreográficas que configuram aspectos da cultura popular minhota.
Este cântico foi criado pelo Padre Mendes de Carvalho, muito provavelmente antes do 25 de Abril. Tem uma letra que integra simultâneamente os valores da família (ao tempo do Estado Novo: bom filho obedece à voz da sua mãe), a mensagem de Fátima (o terço rezai, os novos caminhos na Cova da Iria) e a problemática do «comunismo» ou das ideologias «anti-religiosas» (o mundo fugia das sendas de Deus) - torna-se também importante associar a criação musical ao tempo social e político. Ontem estive com uma senhora que recordou os tempos da chegada do padre Mendes à Paróquia de Padim da Graça: um homem novo, magrinho, de boina e de bicicleta... que se dedicou de alma e coração à vida paroquial, à vida musical da Igreja de Braga e ao ensino...
ResponderEliminar