terça-feira, 19 de abril de 2022

Edição 2022 da Procissão da Burrinha (2 apontamentos)

#1
A Associação Cultural e Festiva “Os Sinos da Sé” apresentou um tema novo na Procissão da Burrinha: trata-se de um cântico inspirado numa melodia de encomendação das almas, mas com uma poética diferente, que se transcreve.



Irmãos meus que estais ouvindo
Estes passos na cidade 
Sabei que estais assistindo 
Aos valores da cristandade 
Tradições que vão cumprindo 
Nossa fé e caridade 




Irmãos meus que estais passando 
Pelas ruas da cidade 
Cantai connosco rezando 
Pela paz da humanidade 
Esta Cruz nos vai guiando 
Nos caminhos da verdade 





Irmãos meus que estais temendo 
O futuro da cidade 
Persisti na fé vivendo 
Em diálogo e unidade 
De Maria recebendo 
Luminosa dignidade 

(Letra de JM sobre melodia quaresmal da invocação das almas cantada por sua tia Mercedes, natural de Montenegrelo, residente em Raiz do Monte, Vila Pouca de Aguiar, actualmente com 95 anos. Melodia em tom menor, com um estribilho instrumental; coralidade trabalhada por António Costa Gomes que lhe confere uma maior expressividade.)


#2

No dia 13 de Abril - cortejo bíblico “Vós Sereis o Meu povo” ou Procissão da Burrinha - esta associação esteve junto do Lar D. Pedro V a interpretar cânticos e cantigas relacionadas com a catequese processional deste evento, sendo duas delas a propósito do tema central da procissão, a fuga de Nossa Senhora com o seu filho para o Egipto, para escapar à matança dos inocentes determinada por Herodes.


Depois juntamos à banda sonora da procissão alguns cânticos da tradição quaresmal: irmãos meus, perdão ó meu Deus, Senhora das Dores, acorda acorda pecador. 
Cantamos um tema em galego criado por Xosé Luis Reza e Carmen Pérez dedicado a Nª Sª Mãe; cantamos duas criações nossas com tema bíblico: Louvai o Senhor e Cantemos ao Senhor. 


Trouxemos à memória colectiva um tema do romanceiro tradicional, o lavrador d’ arada. 



Consideramos que a ideia de distribuir música ao longo da procissão está na linha da ilustração das procissões com um cantado de referências catequéticas muito significativas.










Sem comentários:

Enviar um comentário

A publicação dos comentários está sujeita a aprovação pelos administradores do blogue.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.