Na minha qualidade de responsável pela direcção artística do grupo, aproveito para informar e motivar os elementos da associação e os leitores, esclarecendo a natureza cultural de 4 desafios que assumimos para este mês de Agosto.
1º - dia 12 de Agosto - Concurso de concertinas promovido pela Confraria de S. Bento da Porta Aberta. Apareceu no jornal Diário do Minho e desde logo tomei esta iniciativa como uma oportunidade para mostrarmos a nossa dimensão criativa e participativa nas festas religiosas. A Confraria teve o arrojo de uma iniciativa singular: promover, no programa das festas de Agosto a S. Bento, um concurso para grupos de concertinas (mínimo de 4 concertinas e máximo de 7 elementos) com a obrigação de criação de um tema dedicado a S. Bento, a partir de uma letra comum. O valor pecuniário dos prémios é um forte atractivo, mas o desafio é que conta. Organizei então o grupo possível e disponível, criei a melodia e lá iremos apresentar os dois temas livres e o hino a S. Bento. Soubemos agora que a adesão dos grupos ficou aquém das expectativas da Confraria, mas isso não lhe tira méritos nem nos demove de participar.
2º - dia 15 de Agosto - Festa de Santa Maria das Júnias e Santa Bárbara, em Pitões da Júnias, Montalegre. A participação nestas festas obriga-nos a sair de Braga às 6:30 horas da manhã para lá estarmos por volta das 9:30 e fazermos a procissão, depois cantarmos a missa, regressarmos em procissão, e de tarde realizarmos os bailes. Vai ser duro, o percurso da procissão é de cerca de 2 Km na ida e outros 2 na vinda, mas vamos surpreender as pessoas. Vamos cantar durante a procissão, a Nossa Senhora e a S. Bento, vamos cantar a missa ao nosso estilo e com um canto em galego. A missa será na igreja do convento, naquelas ruínas que o tempo escancara à incúria contemporânea. As imagens da procissão do ano passado podem ver-se aqui: http://www.pitoesdasjunias.com/galeria/eventos-festivos/a-procissao/2011.html
3º - dia 18 de Agosto - IX Encontro Transfronteiriço de Tourém-Randín - Assumi pessoalmente a colaboração com a Junta de Freguesia de Tourém, através do Francisco Faria, com a criação de letra e hino ou marcha para o evento. Mas como precisei da colaboração de alguns músicos, tudo se fará em nome do Grupo. Trata-se de um projecto para reduzido número de elementos, por imposições contratuais, por cuja responsabilidade de organização respondo.
4º - dia 19 de Agosto - Vamos Bailar à Senhora! - Sameiro, Braga, 4ª edição.
JM
Sem comentários:
Enviar um comentário
A publicação dos comentários está sujeita a aprovação pelos administradores do blogue.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.