domingo, 2 de dezembro de 2012

Missa na Sé

Sábado dia 1 de Dezembro de 2012, feriado.
Missa na Sé Catedral de Braga às 12:30h, presidida pelo Sr. Cónego José Paulo Abreu.


O convite para cantarmos esta missa foi-nos endereçado por uma comissão de militares ligada ao Batalhão de Caçadores 3868, sob a direcção do Dr. Domingos Guimarães Marques. A missa foi «por alma dos soldados portugueses mortos pelo amor da Pátria em qualquer teatro de operações ocorrida durante o século passado, bem como pela alma daqueles e daquelas que, do outro lado da trincheira, morreram por amor aos seus ideais.»
 
A Comissão Organizadora declarou o objectivo de promover as Comemorações do Regresso das Caravelas com os seguintes eventos:
a) No dia 30 de Novembro, à tarde, no auditório da Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa, apresentação do 1º volume de Passeando pelas ruas de Braga, livro que inclui um um texto sobre Pio XII, da autoria do Professor Martinho e dois textos da autoria da Professora Blanca, um sobre a deusa Nabia e outro sobre as influências celtas nas festas de S. João.
b) No dia 1 de Dezembro, da parte da manhã, no município vizinho da Póvoa de Lanhoso, inauguração de três monumentos a lembrar o fim do Império Português: um dedicado aos ex-prisioneiros do Estado Português da Índia, outro dedicado aos combatentes da guerra do ex-Ultramar Português, e outro aos mortos do Batalhão de Caçadores 3868. 
 
Através do Dr. Manuel Duarte, componente do nosso grupo, já nós foramos convidados para as celebrações que esta Comissão Organizadora levou a cabo quando fez o lançamento da obra  Encontro de Ex-Combatentes no RI 15/Tomar 03 de Julho de 2010, «onde estiveram presentes Sua Excelência o Senhor Embaixador de Moçambique em Portugal, o Ex.mo Senhor Consul de Moçambique no Porto e o então Ex.mo Senhor Adido Cultural da Embaixada de Moçambique, e ainda uma ex-combatente da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), a Ex.ma Senhora D. Domingas Octávia da Conceição Velemo, e também o Ex.mo Senhor Paulino Alface, ex-combatente da FRELIMO.»
 
Dos valores que presidem a esta Comissão dá conta uma declaração simples: «Todos unidos a bem das Comemorações do Regresso das Caravelas e da criação de um outro 5º Império que se enquadrará muito bem na sequência do 5º Império do Bandarra, do Padre António Vieira, de Fernando Pessoa, de Agostinho da Silva, etc. a História, daqui a muitos anos nos julgará, quando já cá não estiver nenhum de nós para ver se tínhamos ou não razão. O Império da Língua Portuguesa, que é o Império de todos quantos falam esta Língua, que todos nós temos obrigação de criar e recriar
Além das inaugurações dos monumentos serão lançados os seguintes livros: a) Terras de Lanhoso. Dos Celtas aos dias de hoje; b) Terras de Lanhoso. Os monumentos que hoje (1 de Dezembro de 2012) inauguramos. É ainda intenção do Dr. Domingos Guimarães Marques lançar a edição de uma obra em dez volumes subordinada ao título geral Os Portugueses. Das Origens aos Mares do Oriente. Esta obra terá a colaboração de muitos companheiros galegos e em 2013 sairão cinco volumes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A publicação dos comentários está sujeita a aprovação pelos administradores do blogue.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.