quarta-feira, 22 de março de 2023

Exposição AP – Camisas de homem

#03

São expostas duas camisas usadas em situação ritual ou festiva pelo lavrador. Distinguem-se pela escolha do tecido, linho fino, e pelos bordados: num caso, executados em linha branca, com marcações variadas de motivos florais estilizados em ponto pé-de-flor e com o recurso ao ponto de crivo; esta configuração de camisa serve o uso funcional de peça do traje de casamento. No outro caso, os bordados são executados em linha vermelha e em linha preta, com motivos geométricos simplificados e a figuração estilizada de ramo de craveiros, tudo em ponto de cruz.

Ambas as camisas apresentam o nome do proprietário, a meio do corpo (definido a «ratoeira» da camisa), com datas que assinalam o nascimento do possuidor e/ou a data de confecção da peça.

 


Os bordados ocorrem quase sistematicamente no peito, na gola ou colarinho, nos ombros e nas mangas das camisas, executados em linha branca, em linha vermelha e em linha negra e em linhas coloridas, até. Normalmente estes bordados são a gosto da bordadeira ou do bordador, mas podem seguir padrões de marcadores, pano com exemplares de motivos e de letras, ou de colecções de ponto de cruz existentes no mercado.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

A publicação dos comentários está sujeita a aprovação pelos administradores do blogue.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.